NOSSA CONCEPÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS (6º AO 9º)

Durante a primeira década de nossa vida, grande parte das nossas memórias são construídas na escola, uma instituição social que se sustenta a partir de relações, vínculos, afetos, conhecimento, cultura e ritos. Nessa trajetória escolar vivemos várias experiências e momentos de transição. Especialmente na passagem dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental, há um processo de ruptura no modo de ambientação do ensino, dos espaços-territórios escolares e das inúmeras relações sociais que se articulam de uma forma ou de outra com a educação, ritualizadas, acompanhando o processo de idade e de identidade de cada um.

A partir do 6º ano, os estudantes iniciam a fase de transição entre infância e adolescência, marcada por mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Além disso, eles passam a enfrentar desafios de maior complexidade, especialmente em relação às lógicas de organização. Por esse motivo, em todos os projetos e componentes curriculares as aprendizagens anteriores são retomadas, ressignificadas e aprofundadas, ampliando o repertório de conhecimento dos estudantes.

crianças da escola

Para que eles vivenciem variadas situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, além dos componentes curriculares (Língua Portuguesa, Artes, Teatro, Educação Física, Espanhol, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Geografia e História), os conhecimentos são ampliados por meio de propostas como os Laboratórios de Ciências, o FlexMind, a Oficina de Texto, o LIV Laboratório de Inteligência de Vida, o Programa Bilíngue Oxford, a Educação Ambiental, os Projetos de Literatura, os Clubes de estudos (Inglês e Exatas - ExataMente), as visitas à biblioteca, as saídas de campo, entre outros projetos. Nossas práticas pedagógicas ganham força com o auxílio de plataformas virtuais de aprendizagem e recursos multimídias, considerando a cultura digital na qual os adolescentes estão inseridos.

Para a consolidação do nosso fazer pedagógico, temos como parceiros o Sistema Anglo, o Programa Bilíngue da Oxford, o Mathema, com a Mathemoteca, o BMaker Programação e Robótica, o Programa LIV Laboratório de Inteligência de Vida, o Programa Ednumen Español Excelente, o Projeto SuperAutor e Profema Projetos de Formação Docente.