NOSSA CONCEPÇÃO DE ENSINO MÉDIO

Quando chegam no Ensino Médio, os adolescentes iniciam uma jornada desafiadora de avançar para a juventude. Esses desafios estão relacionados com expectativas que muitas vezes não são deles, mas sim da família, do mercado de trabalho, da cultura e da sociedade.

Nosso compromisso com esses jovens está carregado de sensibilidade e corresponsabilidade, com vistas a uma aprendizagem dialógica, que promova a participação, a cooperação e o sentimento de pertencimento ao processo de formação e autoformação e projeto de vida.

Há um processo de ruptura no modo de ambientação do ensino, dos espaços-territórios escolares e das inúmeras relações sociais que se articulam de uma forma ou de outra com a educação, acompanhando o processo de identidade de cada um, respeitando e valorizando a cultura jovem.

Alunos subindo escadas

Além disso, os estudantes passam a enfrentar desafios de complexidade mais profunda, especialmente em relação às lógicas de organização e a concepção de mundo. Por esse motivo, em todos os componentes curriculares as aprendizagens anteriores são retomadas, ressignificadas e aprofundadas, ampliando o repertório de conhecimento dos estudantes.

Para que eles vivenciem variadas situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, além dos componentes curriculares (Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Artes, Teatro, Educação Física, Espanhol, Língua Inglesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Filosofia, Sociologia, Geografia e História), os conhecimentos são ampliados por meio de propostas nos Itinerários Formativos como Empreendedorismo Criativo, Mundo Digital, Educação Financeira, Espanhol e Projeto de Vida LIV. Além disso, estão presentes a Educação Ambiental e os projetos especiais, como MOVA Esportes, Projeto de literatura, visitas à biblioteca, os Clubes de estudos (Inglês e Exatas - ExataMente), as saídas de campo, entre outros. Nossas práticas pedagógicas ganham força com o auxílio de plataformas virtuais de aprendizagem e recursos multimídias, considerando a cultura digital na qual os jovens estão inseridos.

Para a consolidação do nosso fazer pedagógico, temos como parceiros o Sistema Anglo, o Programa LIV Laboratório de Inteligência de Vida e Profema Projetos de Formação Docente.